Páginas

segunda-feira, 4 de abril de 2011

Praia de Maragogi revela um destino inesquecível e cheio de suspresas

Praia de Maragogi revela um destino inesquecível e cheio de surpresas

Em Alagoas fica a praia de Maragogi. A água é cristalina e a temperatura atinge quase trinta graus. O JH embarcou nessa aventura.

 
 
A estrada litorânea passa pela floresta da reserva biológica do Saltinho, em Tamandaré, sul de Pernambuco. O destino é um paraíso natural, na divisa de Alagoas e Pernambuco . Uma viagem de 120 km, partindo do Recife ou de Maceió.
No meio do caminho, entre as duas capitais, é hora de deixar a estrada e entrar no mar, de água morna. São 6 km de barco, da terra até as Galés de Maragogi. O nome, Galés, surgiu porque no local afundaram muitos galeões, no passado. Logo a frente pode ser visto o estacionamento dos barcos. O passeio acontece sempre na fase da maré baixa e custa R$ 50,00 por pessoa partindo da cidade de Maragogi.

A turista Maria Helena conta como é a sensação de aproveitar esse paraíso. “Pensar que a gente está no meio do mar, com o pé no chão, vendo os peixinhos", relata.
A temperatura da água chega aos 28 graus. Como área de preservação ambiental, foi criado um ordenamento, pelo Instituto Chico Mendes. “Nessas piscinas de Galés, Maragogi, Itaoca, a gente fez, como você disse, um ordenamento. Criou algumas regras para alguns locais de apoitamento, de mergulho e de banho, que as pessoas necessariamente têm que respeitar esse tipo de zoneamento.Está tudo demarcado para facilitar o uso", explica o agente ambiental do ICMBIO Marcelo Francozo.

A prefeitura de Maragogi e a Polícia Militar de Alagoas contribuem com a fiscalização. As Galés de Maragogi estão na área de Proteção Ambiental Costa dos Corais, com 140 km de extensão. Começa no Rio Formoso, em Tamandaré, Pernambuco e vai até o Rio Meirim, perto de Maceió. É um paraíso na costa nordestina.

Nenhum comentário:

Postar um comentário